Brincar com sons
Juntar letras
Formar palavras
Descobrir a sonoridade e o nome de tudo
Que está no mundo
nas coisas
no pensamento.

Ler é tão bom!

Poder viajar
Conhecer mundos de ontem
de hoje
de amanhã.
Imaginar.
Criar.
Sonhar.
A leitura permite isso e muito mais
Pois ler é tão bom!

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Quadrinhas / PROJETO on line FOLCLOREANDO quase TODO DIA no mês de agosto

As quadrinhas sempre me atraíram.
Na adolescência cheguei a ter três cadernos 
de quadrinhas populares. 
As capas dos caderninhos foram personalizadas por mim.
Um tinha colagens de papel colorido formando mosaico, 
outro desenhos geométricos feitos com lápis de cor
e o último minha mão contornada no símbolo 
de paz e amor... bem década de 1970.

Algumas das quadrinhas aqui selecionadas foram aprendidas na infância. Outras, pesquisadas agora na net.
Nessas poesias populares há expressão de sentimentos amorosos, desejos, admiração, reclamações, atitudes maliciosas ou de juízo e humor.
Algumas acompanham desafios, adivinhações e provérbios.


Sou pequenininha
Da perninha grossa
Vestidinho curto
Papai não gosta.


Sou pequenininha
Do tamanho de um botão
Carrego papai no bolso 
E mamãe no coração.
O bolso se furou
E papai caiu no chão...

Não sei se ele me fita
Não sei se me fita de fato
O fato é que ele me fita
E fita mesmo de fato.

Batatinha quando nasce,
Se esparrama pelo chão,
Menininha quando dorme,
Põe a mão no coração.

Andorinha no coqueiro,
Sabiá na beira-mar,
Andorinha vai e volta,
Meu amor não quer voltar.

Se eu soubesse que você vinha,
Eu mandaria buscar,
Com sombrinha enfeitada,
Só pro Sol não te queimar.


Cajueiro pequenino,
carregadinho de flor,
Eu também sou pequenina,
Carregadinha de amor.

Eu coloquei meu nome,
No teu relógio, querida,
Faça agora o que quiser,
Das horas da minha vida.


Passarinho, passarinho
Que canta no meu jardim
Não o prendo amiguinho
Cante bem perto de mim.

Nenhum comentário: