Brincar com sons
Juntar letras
Formar palavras
Descobrir a sonoridade e o nome de tudo
Que está no mundo
nas coisas
no pensamento.

Ler é tão bom!

Poder viajar
Conhecer mundos de ontem
de hoje
de amanhã.
Imaginar.
Criar.
Sonhar.
A leitura permite isso e muito mais
Pois ler é tão bom!

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Artesanato / PROJETO on line FOLCLOREANDO quase TODO DIA no mês de agosto

artesanato em folha de coqueiro
O artesanato pode ser considerado como uma das primeiras atividades do ser humano. Ainda na Pré-História, utilizando-se dos recursos da natureza como matéria-prima e usando as mãos como ferramentas, eram feitos objetos variados, tais como cestos, vasos, ferramentas, vestuários, etc. Quase sempre surgidos a partir de uma necessidade básica humana, que conferia a tais objetos, um valor utilitário.  

Com a Revolução Industrial, houve uma ampla desvalorização do artesanato e do artesão... que, há algum tempo e cada vez mais, recupera importância e prestígio. Afinal, o artesanato, ao ser produzido em peças utilitárias ou artísticas, com ou sem uma finalidade comercial explícita, revela muito dos usos, costumes, tradições e características de uma região, de um povo, de um grupo social.

O artesanato do Brasil é múltiplo em suas origens. 

Com destaque para elementos dos povos indígenas, africanos e europeus. É riquíssimo em expressões. Peças em materiais diversos, tais como barro, cerâmica, palha, couro, tecido, patchwork, madeira, papel, vidro, gesso, parafina, fibras naturais, materiais brutos ou reciclados, metais, arranjos, apliques, brinquedos, etc. etc. E se reinventa em cada peça. Encontrado em grandes feiras e eventos de artesanato, em feiras livres, em mercados e lojas de artesanato, nos ateliês, oficinas e casas dos artesãos e das artesãs deste país. E, com certeza, presente em nossos lares. 


artesanato de povos indígena

bonecas de pano,
as "bruxinhas" das brincadeiras das meninas
Rendas surgidas das mãos ágeis das rendeiras

barro ou cerâmica

tecido e bordado

madeira, cerâmica




Nenhum comentário: