Brincar com sons
Juntar letras
Formar palavras
Descobrir a sonoridade e o nome de tudo
Que está no mundo
nas coisas
no pensamento.

Ler é tão bom!

Poder viajar
Conhecer mundos de ontem
de hoje
de amanhã.
Imaginar.
Criar.
Sonhar.
A leitura permite isso e muito mais
Pois ler é tão bom!

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

É festa o ano inteiro! / PROJETO on line FOLCLOREANDO quase TODO DIA no mês de agosto


No ano civil é possível identificar, o que, didaticamente, é chamado pelos folcloristas de ciclos folclóricos. Dessa forma, no folclore brasileiro, podemos identificar os quatro principais ciclos folclóricos, a saber:

O Galo da Madrugada - Recife/PE
Ciclo Carnavalesco: muita descontração e irreverência marcam o período das folias de Momo. Com destaque para frevo, maracatu, blocos, caboclinho, urso, máscaras e fantasias. 


girassol: um dos símbolos pascais
Ciclo da Quaresma ou Semana Santa: A Paixão e Morte de Jesus Cristo é o tema central. Destaque, também, para uma culinária à base de coco. 


Balão decorativo
Ciclo Junino: iniciado no dia de São José (19 de março) com o plantio do milho, tem a culminância com os Santos de junho: Santo Antônio – o casamenteiro (13), São João (23) e São Pedro e São Paulo (29). Este ciclo, é bastante comemorado no Nordeste, em meio a muita alegria, cores e festanças. Entre as comidas típicas, à base de milho, destaque para: pamonha, canjica, pé-de-moleque, milho assado e cozido. Quentão. E mais: forró, baião, banda de pífano. Quadrilhas e roupas matutas. Balões, fogos de artifício. Superstições e adivinhações para resolver problemas amorosos. 
   
Decoração natalina
Ciclo Natalino: o nascimento (Natal) de Jesus Cristo é o tema central deste ciclo, ressaltando sentimentos de solidariedade e amor ao próximo. Pastoril, presépio, Papai Noel, troca de presentes são expressões características desse ciclo. Comidas típicas. E mais superstições e crendices. 



E você, 
o que pensa e diz sobre a presença 
dos ciclos folclóricos no cotidiano 
dos brasileiros e brasileiras?



Nenhum comentário: