Brincar com sons
Juntar letras
Formar palavras
Descobrir a sonoridade e o nome de tudo
Que está no mundo
nas coisas
no pensamento.

Ler é tão bom!

Poder viajar
Conhecer mundos de ontem
de hoje
de amanhã.
Imaginar.
Criar.
Sonhar.
A leitura permite isso e muito mais
Pois ler é tão bom!

terça-feira, 27 de outubro de 2009

MEMÓRIAS SOCIALIZADAS - Semana Literária na Escola Municipal Almirante Soraes Dutra

Foi gratificante participar como autora convidada da Escola Municipal Almirante Soares Dutra, na Semana Literária, de 20 a 23/10/2009.

Primeiramente, acompanhando as atividades da manhã do dia 21, com as crianças reunidas no pátio, para a contação de histórias.


No final desse primeiro momento, falei sobre a importância de uma Semana Literária para a escola e encerrei com "Três Atos", comentando que uma história pode ser contada em poesia.

Depois, segui com a professora de biblioteca, Maria do Rosário, para a Biblioteca para uma conversa com estudantes de duas turmas do Ciclo 2. Perguntas e respostas. Dizer poesias. Mostrar alguns livros - coletâneas nas quais participo, inclusive o Oficina de Palavras, publicado através do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores. Mostrar alguns poemas selecionados e ilustrados por Sthella Monteiro, minha filha, como forma de viabilizar a autoria, de maneira artesanal e pessoal.





As crianças participaram ativamente. Com curiosidade: "É difícil escrever? Quando começou a escrever? Já foi aplaudida por muitas pessoas?" Argumentei que já que a gente pensa; fala o que pensa; pode escrever tudo o que fala e pensa. Escrever de jeitos diferentes sobre um mesmo tema (arco-íris, por exemplo - De repente e Arco-íris) e sobre coisas inusitadas (formiga se afogando - Respeito à vida). Com humor (Deu gavião na cabeça) ou sobre tema sério (Nem aí). Sobre descobertas pessoais (ThelMARegina) ou sobre descobertas de outras pessoas (A pipa). Que o importante é não ter medo e escrever... e ler... e ler, de novo. Que o importante é deixar a imaginação fluir e a mão acompanhar. Mostrar seus escritos às professoras, aos/às coleguinhas, à família. Que ler e escrever é tão bom como viver!

Nenhum comentário: