Brincar com sons
Juntar letras
Formar palavras
Descobrir a sonoridade e o nome de tudo
Que está no mundo
nas coisas
no pensamento.

Ler é tão bom!

Poder viajar
Conhecer mundos de ontem
de hoje
de amanhã.
Imaginar.
Criar.
Sonhar.
A leitura permite isso e muito mais
Pois ler é tão bom!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

DICA DE FILME: PATATIVA


http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://liberdade.blogueisso.com/files/assare_patativa.jpg&imgrefurl=http://liberdade.blogueisso.com/tag/fortaleza/&h=778&w=640&sz=238&tbnid=atZA8D2HM9gleM:&tbnh=142&tbnw=117&prev=/images%3Fq%3Dpatativa%2Bdo%2Bassar%25C3%25A9&hl=pt-BR&usg=__IEvmTJ4mIpI2g7r3-CUxyjW-yVc=&ei=47auSo6rL4ax8QbflPnGCA&sa=X&oi=image_result&resnum=6&ct=image

P A T A T I V A
Filme de Ítalo Maia

Curta metragem: 9:30’. CPB n° 04000968.
Gravado em 2001. Prêmio Ceará de Cinema e Védeo.

FAIXA ETÁRIA
Livre

Parte 1: INTRODUÇÂO À LINGUAGEM

1.2. ILUMINAÇÃO
Luz
É um filme que usa cores fortes, realçando o espaço geográfico do sertão nordestino. O sol, a caatinga, o ambiente rural é bem representado através da animação. Faz uso de alguns ícones do sertão e do mundo rural.

Sombra
Na cena que reporta ao nascimento do poeta é muito bem explorada.


1.3. TRILHA SONORA
Som
A trilha sonora é bonita. Traz em destaque o som da viola, instrumento musical que acompanha muitos cantadores de literatura de cordel.

Silêncio
As pausas valorizam o texto. Realçam as imagens.

Fala
Narrado pelo próprio Patativa do Assaré, destaca-se a difícil dicção do poeta, acentuada pela idade. Traz, também, bem marcadas, as diferenças lingüísticas, decorrentes da fala do interior, em especial, entre as pessoas mais velhas, não tão afetadas pela globalização midiática que entra na maioria dos lares do país.


1.4. MONTAGEM
O curta mescla fotografia com animação. Interessante notar que procura fundir realidade (documentário) e animação. As marcas do poeta (chapéu, óculos, bengala e a cor da camisa são constantes, mesmo quando se refere ao bebê ou nos créditos). Informações adicionais são passadas, no texto falado ou cantado, nas marcas do rosto envelhecido, na cegueira (sutilmente o óculos).

1.5. ORIGEM DO ENREDO
“É um filme em animação sobre a vida e obra de Patativa do Assaré, expondo a trajetória desse homem, personagem, mito, enfim, poeta embevecido pela compreensão crítica do mundo, versando questões sociais e políticas”.
Uma forma de apresentar e estreitar cultura popular e cultura erudita, mundo rural e mundo urbano.


1.6. CINEMA E REALIDADE
O curta PATATIVA pincela, superficialmente, dados biográficos do poeta popular. Nome, condição sócio-econômica, a falta de educação formal, o conhecimento adquirido através da leitura, sua visão de mundo e de sua própria poesia. Funciona como ponto de partida para conhecimento da vida e obra do poeta popular, objetos de
estudos e pesquisas acadêmicas, nacionais e estrangeiras.


Parte 2: CINEMA E ESCOLA
O curta PATATIVA pode e deve ser usado como recurso didático na escola, para qualquer nível da Educação Básica. A mediação deverá ser realizada pela professora/professor de acordo com os objetivos e disciplinas enfocados. Inserido em Projetos Didáticos, poderá ser o ponto de partida, o viés ou a culminância para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades.

Na rede Municipal de Ensino do Recife, a Educação Básica é trabalhada através de ciclos, em 9 anos: Ciclo 1 Anos 1, 2 e 3 (Alfabetização, 1ª e 2ª séries), Ciclo 2 Anos 1 e 2 (3ª e 4ª séries), Ciclo 3 Anos 1 e 2 (5ª e 6ª séries), Ciclo 4 Anos 1 e 2 (7ª e 8ª séries). Para os Ciclos 1 e 2, as disciplinas compõem as Áreas de Construção do Conhecimento e para elas competências e habilidades são definidas.
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
• Língua Portuguesa – oralidade, leitura e escrita.
• Artes
CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
• Ciências
• Matemática
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
• História
• Geografia
QUESTÕES DE ÉTICA, CIDADANIA E PLURALIDADE CULTURAL, inseridas na LDB-Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, podem ser abordadas no filme.

Considerações sobre as emoções e sentimentos que o curta despertou no alunado, também devem ser abordadas.

Para os menores da Educação Infantil (4 ou 5 anos), embora a fala não seja muito clara, o desenrolar da animação deverá motivar as crianças. Poderá ser o ponto inicial ou a culminância de Projeto Didático.


Ver:
http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=989

Um comentário:

Thelma Regina Siqueira Linhares disse...

Esse curso aconteceu no primeiro semestre de 2007, no SESC-Casa Amarela e foi ministrado pelo ceneasta Rodrigo Dourado.