Brincar com sons
Juntar letras
Formar palavras
Descobrir a sonoridade e o nome de tudo
Que está no mundo
nas coisas
no pensamento.

Ler é tão bom!

Poder viajar
Conhecer mundos de ontem
de hoje
de amanhã.
Imaginar.
Criar.
Sonhar.
A leitura permite isso e muito mais
Pois ler é tão bom!

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Memórias Socializadas - O PATRONO DA ESCOLA MUNICIPAL SÃO CRISTÓVÃO

A Escola Municipal São Cristóvão, da rede municipal da cidade do Recife/PE, fica localizada na Rua da Cassiterita, 395, bairro Brejo da Guabiraba, na RPA 3. Enquanto coordenadora pedagógica naquela unidade escolar, entre outras atribuições, organizava material didático e de pesquisa para subsidiar os/as professores/as em suas tarefas pedagógicas. Para tanto, elaborei, o material abaixo, sem data registrada, mas que, pelo estado do papel, amarelinho, tem algum tempo...
 

 


 
 
 
Oração de São Cristóvão
Dai-me, Senhor, firmeza e
vigilância no volante
para que eu chegue ao
meu destino sem acidentes.
Protegei os que viajam, a todos,
e a dirigir com prudência, e que
eu descubra vossa presença
na natureza, nas rodovias,
nas ruas, nas criaturas,
e em tudo aquilo que me rodeia.
São Cristóvão, protegei-me
e ajudai-me nas minhas idas
e vindas a saber viver com
alegria, agora e sempre. Amém!
 
 
Oração do Motorista
Ó Senhor, dai-me firmeza e vigilância nos muitos caminhos da vida, em busca de trabalho, lazer, felicidade e realização.
Todos somos caminhantes nas estradas deste mundo; acompanhai-nos sempre para chegarmos ao destino sem acidentes e contratempos.  Protegei os motoristas que conduzem os modernos meios de transportes. Que eles possam ser guiados por vossa luz, e assim ajam com sabedoria, respeitando as sábias leis de trânsito.
Protegei, Ó Senhor, os jovens que dirigem e dai-lhes um coração sempre voltado à vida. Que possam descobrir vossa presença viva no mundo e respeitem a todos.
Confortai as famílias que perderam pessoas queridas, vítimas de um trânsito cruel. Dai-lhes a esperança necessária para viverem em vossa presença, sem condenação ou rancor.  E, que possam, Senhor, descobrir vossa presença na natureza e em tudo o que nos rodeia, amando assim cada vez mais a vida.
Amém!
 
 
PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO E SÃO CRISTÓVÃO Rua Moacir de Albuquerque, 198 – IMBIRIBEIRA
51170-440 Recife PE
Tel.: 3447-1945
Ereção.: 23.09.1998
Pároco: Pe. Nildo Leal de Sá
paroquiadaimbiribeira@gmail.com
 
 
sites sobre o tema:
 
 

terça-feira, 23 de julho de 2013

Memórias Socializadas - JORNAL DA GUABIRABA - ano 2007

Jornal da Guabiraba editado em julho de 2007. No 2° semestre sai da Escola Municipal da Guabiraba, após quase duas décadas de trabalho naquela comunidade, passando a trabalhar no PMBFL-Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores.



segunda-feira, 22 de julho de 2013

domingo, 21 de julho de 2013

Os fantásticos livros voadores do Senhor Lessmore


Memórias Socializadas - JORNAL DA GUABIRABA - ano 2005


O Jornal da Guabiraba, da Escola Municipal da Guabiraba, RPA 3, da cidade do Recife veio substituir o Boletim Informativo, pois mais abrangente e contemplando ações do Projeto Didático Escritor do Futuro. Historiado aqui o processo de sua construção e os exemplares de números 1 e 2, editados em outubro e dezembro de 2005, respectivamente.
 







 



 

sábado, 20 de julho de 2013

Memórias Socializadas - BOLETIM INFORMATIVO DA ESCOLA MUNICIPAL ANEXA SÃO CRISTÓVÃO - ano 2004


O Boletim Informativo do Projeto Didático Escritor do Futuro, no ano de 2004, passou a ser da Escola Municipal Anexa São Cristóvão, posteriormente denominada de Escola Municipal da Guabiraba. O editorial exprime um pouco do sentimento que resultou da decisão da Secretaria de Educação do Recife, ao criar uma nova unidade escolar, a partir de uma já existente. Segue cópia da edição n° 1 do ano 4, do referido boletim.


sexta-feira, 19 de julho de 2013

Memórias Socializadas - BOLETIM INFORMATIVO DO PROJETO DIDÁTICO ESCRITOR DO FUTURO - ano 2003

O Boletim Informativo do Projeto Didático Escritor do Futuro, da Escola Municipal São Cristóvão, em 2003, teve três edições:  n° 1 e 2 (fevereiro a julho),  n° 3 (julho a outubro), n° 4 (outubro a dezembro). Socializado agora no blog, o registro de algumas atividades pedagógicas que mobilizaram estudantes, professores/as e comunidade naquele ano.


quinta-feira, 18 de julho de 2013

Memórias Socializadas: BOLETIM INFORMATIVO DO PROJETO DIDÁTICO ESCRITOR DO FUTURO - ano 2002

O Boletim Informativo do Projeto Didático Escritor do Futuro, da Escola Municipal São Cristóvão, em 2002, em seu segundo ano, teve quatro edições:  n° 1 (fevereiro a abril),  n° 2 (maio a julho), n° 3 (agosto a outubro) e n° 4 (novembro). Socializado agora no blog, o registro de algumas atividades pedagógicas que mobilizaram estudantes e professores/as naquele ano .





quarta-feira, 17 de julho de 2013

Memórias Socializadas - BOLETIM INFORMATIVO DO PROJETO DIDÁTICO ESCRITOR DO FUTURO - ano 2001

O Boletim Informativo do Projeto Didático Escritor do Futuro, da Escola Municipal São Cristóvão, em 2001 teve quatro edições:  n° 1 (fevereiro a maio),  n° 2 (maio a julho), n° 3 (julho a setembro) e n° 4 (outubro a dezembro). Registro de atividades pedagógicas diversas que mobilizavam estudantes e professores/as.

 


 



 
 
 
 
 

 

 
 

 

 
 
 

 

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Memórias Socializadas: PROJETO DIDÁTICO ESCRITOR DE FUTURO

2002, Copa do Mundo FIFA de Futebol. A  décima sétima edição do campeonato, com 32 equipes participantes ocorreu,  excepcionalmente, em dois países: Coreia do Sul e Japão. O Brasil conquistou pela quinta vez o título mundial, tornando-se o único país penta campeão.

Grande motivação, que o Projeto Didático Escritor de Futuro  trouxe para as atividades de seu II Concurso Interno intitulado A Copa do Mundo de 2002. Os textos e desenhos ficaram expostos e os participantes receberam um certificado de participação.



quarta-feira, 3 de julho de 2013

Memórias Socializadas: PROJETO DIDÁTICO ESCRITOR DO FUTURO

 
 
O Projeto Didático Escritor do Futuro foi vivenciado na Escola Municipal São Cristóvão, RPA 3, da Rede Municipal do Recife, a partir do final do ano de 2000 e até o ano 2004. Uma ideia da professora Dênis, que esboçou as primeiras anotações e passou para a coordenação da escola, que fez a formatação final e mediou a adesão das/os professoras/es, incluindo as turmas da Educação Infantil (Grupos 4 e 5), do Ensino Fundamental (1° ao 8° anos, pois, ainda não tinha o 9° ano) e da EJA. Além do convite a novas leituras e exercícios da escrita autoral, foram publicados, artesanalmente, na impressora matrix, três volumes anuais, com todo material enviado pelos/as estudantes, passando a compor acervo da biblioteca.
 
Mais uma preciosidade que não poderia ficar engavetada.